A reforma da administração local em debate

image

A TSF e o ISCTE organizaram um conjunto de debates sobre a administração pública denominado Fórum das políticas públicas onde se debateu a reforma da administração local (em Janeiro).

Deixo aqui a referência a estes debates gravados que podem ajudar à reflexão sobre a reforma em curso.

Veja aqui os resumos das Conferências do Fórum das Políticas Públicas:

VÍDEO 1ª Conferência

Presidente da CM do Porto, Dr. Rui Rio

Presidente da CM de Lisboa, Dr. António Costa

O que é o Fórum das Políticas Públicas 

Maria de Lurdes Rodrigues, coordenadora dos debates promovidos pelo ISCTE, explica quais os objectivos e temas que estarão presentes nos 23 debates organizados pelo Fórum das Políticas Públicas.

Reforma da Administração Local I

Reforma da Administração Local II

Reforma da Administração Local III

Reforma da Administração Local IV 

apanhado dos números que saltam do mapa do país.

Exemplos da reforma do poder local 

Dinamarca e Grécia são dois exempos que deviam ser observados por Portugal quando se fala de reforma do poder local. O alerta é feito por João Ferrão, investigador do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa.

Limitações do mapa administrativo 

Conversa com o especialista em geografia e planeamento regional, Sérgio Caramelo, sobre as limitações do mapa administrativo.

A necessidade do ordenamento do território 

Conversa com o sociólogo Renato Carmo que define como ponto essencial a necessidade do ordenamento do território.

About these ads

Sobre Hugo Cartaxeiro

Hugo Cartaxeiro tem um longo percurso profissional tendo passado por empresas nacionais e internacionais de integração de sistemas, prestadores de serviços telecomunicações e internet e consultoras. Actualmente é quadro da Microsoft Portugal onde desempenha funções no desenvolvimento de negócio do mercado da administração pública local e regional. Acompanha este mercado desde 2002, tendo contactado com mais de 200 autarquias de forma directa e indirecta desde então. Os artigos, opiniões e informações aqui publicados são feitos a título individual, não comprometendo a empresa onde trabalha. No entanto, por força da informação a que tem acesso, e da rede de parceiros com quem trabalha, é natural que estes tenham muitas vezes as tecnologias Microsoft como pano de fundo. No ano de 2008 lançou um conjunto de iniciativas na “Web 2.0” onde se destacam o Blog da Autarquia Digital e o grupo de discussão Inovação Autárquica no Linkedin. Os interessados em aumentar a eficiência da gestão autárquica, levando mais e melhores soluções e tecnologias para as autarquias, são convidados a participar. Até ao final do ano de 2010, o Blog da Autarquia Digital teve perto de 50.000 leitores, e o grupo de discussão Inovação Autárquica no Linkedin conta com perto de 500 participantes (entre profissionais fornecedores e prestadores de serviços, universidade e uma vasta maioria de colaboradores de autarquias de norte a sul do país). Hugo Cartaxeiro hugo@cartaxeiro.org http://www.linkedin.com/in/hugoca