“Mão Visível” dos Municípios – Estratégia vs Regulação


Será que a estratégia de regulação dos municípios deve deixar actuar a força reguladora espontânea da "mão invisível" do mercado como lhe chamou Adam Smith?

Deixo neste fórum de discussão como ponto de partida algumas questões muito interessantes já colocadas no livro “A mão visível – Mercado e Regulação” de Vital Moreira e Maria Manuel Leitão Marques: “Como se garante o fornecimento, a qualidade e a acessibilidade de preço de serviços que são tão fundamentais todos os dias, como a água, a energia, os transportes, a saúde?
Deve ser a União Europeia a garanti-lo, o Governo, o município, um regulador independente? Por que razão só existe uma farmácia no meu bairro e não três ou quatro, como acontece com outros estabelecimentos comerciais?

Em que medida é que a liberalização e a privatização do sector público empresarial e dos serviços públicos tradicionais pode preservar o "modelo social europeu", que me permite aceder a certas prestações essenciais nas mesmas condições, quer viva em Lisboa ou em Monção?”

Tema das 4ªs JORNADAS DE MODERNIZAÇÃO E GESTÃO AUTÁRQUICA 2009 -CALDAS DA RAINHA

Inovação Autárquica member

Acompanhe o debate em “Mão Visível” dos Municípios – Estratégia vs Regulação no grupo de discussão sobre Inovação Autárquica.

Anúncios