Serviços Públicos de Água e Saneamento


clip_image002

O desafio da gestão municipal da água e saneamento

À responsabilidade crescente da missão autárquica corresponde o desenvolvimento de um conjunto de novas e reformuladas competências, dos quais os serviços de Ambiente e Utilidade Pública (Água, Saneamento, Resíduos Sólidos, etc.) assumem um papel vital no desenvolvimento sustentável dos municípios.

A gestão dos Serviços de Água enfrenta actualmente o maior desafio das últimas décadas: a inevitável reformulação do sector e do modelo de negócio irão permitir o desenvolvimento da actividade numa base economicamente sustentável, ao mesmo tempo que se reforçam a responsabilidade social do serviço de distribuição de Água.

A par destas transformações estruturantes, o novo paradigma para o sector vai ainda exigir um incremento substancial do nível global do serviço prestado em todas as vertentes:

  • qualidade e disponibilidade da água;
  • cobertura geográfica;
  • satisfação do atendimento;
  • rendimento global da rede;
  • gestão eficiente da receita e da cobrança;
  • informação e processos de suporte,

ao mesmo tempo que se reduzem os custos de produção e os índices de perdas.

Assim, da necessidade de optimizar processos e modelos de gestão, a par do incremento da competitividade no sector de Água, emergem oportunidades para os autarcas adoptarem instrumentos de gestão que enderecem eficazmente a eficiência operacional e melhorem consideravelmente o nível do serviço prestado ao munícipe.

A Solução

image

A APTRA combina a sua experiência no sector de Água e Saneamento e o conhecimento sectorial da APTRA na Administração Regional e Local com a excelência tecnológica das soluções de gestão empresarial da MICROSOFT® e, em parceria com esta última, desenvolveu uma solução específica para a gestão integrada dos serviços de Água e Saneamento – Cidadela® Água.

O sistema vem permitir a gestão integral dos processos administrativo, comercial e financeiro do negócio de Água e Saneamento.

Desenvolvido especificamente para a actividade de Água e Saneamento, a solução Cidadela® Água incorpora cabalmente as particularidades únicas do negócio e adopta as melhores práticas do sector.

Vocacionado para potenciar a eficiência administrativa, está dotado com um fluxo de trabalho optimizado e um interface amigável para o utilizador, o Cidadela® Água foi desenvolvido com base nas melhores opções tecnológicas existentes no mercado, sob uma única base de dados, assegurando uma infra-estrutura de informação sólida, segura, de reduzido custo de posse e de elevada compatibilidade.

Cidadela® Água foi concebido para integrar facilmente com qualquer ERP ou aplicação de contabilidade (POCAL ou POC) e ainda soluções externas de gestão documental. Adicionalmente, o seu interface com o sistema de informação geográfica líder de mercado (ESRI), permite, a um elevado número de autarquias e outros operadores, potenciar os benefícios decorrentes da integração entre a informação de negócio e a informação georreferenciada existente, disponibilizando importantes ferramentas de suporte à planificação estratégica e expansão das redes, bem como da redução de perdas técnicas e comerciais, entre outras aplicações.

Como componente fundamental para a concretização do conceito de autarquia digital e do e-government ao nível regional, a solução Cidadela® Água disponibiliza serviços e informação aos consumidores via web, e disponibiliza ainda as diversas opções de pagamento existentes no mercado, e que agilizam e asseguram o mais célere processo de cobrança (MB, Payshop, débito directo).

De arquitectura modular, a aplicação Cidadela® Água faz parte integrante do portfolio de soluções de gestão autárquica – Cidadela® – concebidas pela APTRA sobre o Microsoft Dynamics NAV, e permite integrar a actividade dos serviços de Água e Saneamento na visão autárquica, tirando partido de uma perspectiva integrada e completa do munícipe/agente económico, em todas as vertentes da intervenção autárquica.

Mais informação em www.aptra.pt

Anúncios