A minha rua


São inúmeros os projectos que estão a implementar o conceito de “A minha rua” no espaço municipal.

Inicialmente lançado pela AMA como uma medida Simplex, está disponível  no Portal do Cidadão neste momento para 25 autarquias de 12 distritos.

O conceito é simples – pede-se aos cidadãos que indiquem “incidentes” que afectem a via pública (desde iluminação, jardins, passando por veículos abandonados ou a recolha de electrodomésticos danificados) anexando fotografias ou vídeos.

Compete depois aos serviços do município “resolver” o problema e reportar a sua resolução de novo ao site que o comunicará posteriormente ao cidadão.

Em Lisboa é “Na minha rua”

Implementando este mesmo conceito, a CM de Lisboa chamou-lhe “Na Minha Rua” (se calhar para evitar uma disputa de marca ;) e implementou o mesmo conceito com recurso a uma ferramenta visual baseada no Bing Maps para o Portal (tirando partido do Birds Eye disponível em Lisboa e noutras 9 cidades portuguesas), enriquecido com informação geográfica da sua plataforma de GIS (ESRI) e com a tramitação de retaguarda a ser assegurada pela plataforma Microsoft CRM.

image

O resultado foi uma solução mais user-friendly que permite ao utilizador iniciar e acompanhar o andamento da resolução do “problema” através de um código de símbolos e cores.

image

É um projecto muito eficaz para mobilizar os munícipes a serem activos no acompanhamento das suas comunidades e garante capacidade aos municípios de  receber, acompanhar, resolver e comunicar estes incidentes. Uma boa ideia com uma boa implementação.

Anúncios

One thought on “A minha rua

Os comentários estão fechados.