Foi finalmente divulgado o Livro Branco do Sector Empresarial Local encomendado pelo anterior governo sobre o sector empresarial da administração local, através da Resolução do Conselho de Ministros n.º 64/2010 de 30 de Agosto.
O Livro Branco do Sector Empresarial Local, hoje divulgado, confirma a existência de 392 entidades, 2.000 administradores, com mais de 14.000 trabalhadores e anuncia um passivo de 2,4 mil milhões de Euros.
Estas empresas existem em 166 dos 308 municípios, que vão de 82 municípios com 1 empresa, até um único que tem 9 empresas municipais.
Com a publicação do Livro Branco do Sector Empresarial Local esclarece-se finalmente o número de empresas na órbita municipal assim como se tem um retrato da saúde financeira das mesmas.
Segundo do Secretário de Estado que tutela o sector, “25% das empresas têm um nível de endividamento igual a três vezes os seus recursos próprios“. Como consequência anuncia que “o Governo vai avançar rapidamente para uma legislação que racionalize o quadro institucional destas entidades, delimite o perímetro de atividade e simplifique o modelo jurídico, para que a opção de escolha dos municípios possa ser mais clara“.
Aconselha-se uma leitura atenta ao documento.
Fontes de informação:
- Livro Branco do Sector Empresarial Local
- Há 2.000 administradores de empresas municipais | Económico
- Empresas municipais revelam passivo de 2,4 mil milhões de euros
- ANMP disponível para ver o que é necessário expurgar
- Governo revela que muitas empresas municipais vão ser reformuladas
- 39 empresas municipais em falência técnica
- Quantas são as empresas municipais?
- Alteração ao regime do sector empresarial local
Acompanhe-nos no facebook.