IDC premeia Lisboa e Seixal e dá menção honrosa a Pombal e Amadora


As autarquias de Lisboa e Seixal estão entre os premiados nos CIO Awards para os melhores projetos TIC em Portugal.

Pombal e Amadora receberam menções honrosas.

As todos os premiados, parabéns.

Sistema de Gestão e Planeamento de Intervenções
Câmara Municipal de Lisboa, Manuel Salgado

O Sistema de Gestão e Planeamento de Intervenções (SGPI) que centraliza os dados relativamente às intervenções previstas para a cidade pelas várias direções municipais e que permite aceder a um conjunto de dados, em tempo real, sobre as intervenções municipais, possibilitando o controlo da sua execução e, consequentemente, o planeamento da atividade dos serviços municipais com participação na realização das intervenções, bem como a gestão dos respetivos recursos financeiros e humanos.

WikiCMSeixal
Câmara Municipal do Seixal, Célia Pestana

Desenvolvimento de uma plataforma de gestão e promoção do conhecimento designada por WikiCMseixal – Portal do conhecimento, baseada em tecnologia web 2.0. O projecto, disponível para todos os trabalhadores da autarquia vai para além de um mero repositório de informação, pois incentiva a práticas colaborativas de partilha de conhecimento individual que se transforma em conhecimento organizacional. Permite saber em tempo real em que área é que cada trabalhador está a desenvolver a sua actividade e disponibilizar suporte de conhecimento e de informação actualizada para balcão único de atendimento multicanal. O projecto permite ainda suportar o conhecimento para todos os projectos transversais, em particular os que obrigam ao trabalho interdisciplinar.

Menções Honrosas

1. Banco Best, Luis Filipe Rodrigues, CIO
2. Câmara Municipal da Amadora, Helena Godinho Dias Tavares, diretora de departamento modernização e TIC
3. Escola Superior de Comunicação Social, Dr. André Sendin, vice-presidente
4. Município de Pombal

Referências para os projetos autárquicos premiados

Autarquia

Projeto (link)

Lisboa Sistema de Gestão e Planeamento de Intervenções
Seixal WikiCMseixal
Amadora (referência não encontrada)
Pombal Contact Center

 

IDC distingue os 10 melhores projetos tecnológicos em Portugal

Lisboa, 19 de abril de 2012 – A IDC anunciou hoje os vencedores dos Prémios CIO Awards 2012. Os 10 melhores projetos tecnológicos nacionais pertencem à Agência para a Modernização Administrativa, Associação Portuguesa de Seguradores, Autoridade Tributária e Aduaneira, Avila Business Centers, Câmara Municipal de Lisboa, Estradas de Portugal, Espírito Santo Informática, Instituto da Droga e da Toxicodependência, Câmara Municipal do Seixal e Via Directa. Foram ainda distinguidos com menção honrosa o Banco Best, Câmara Municipal da Amadora, Escola Superior de Comunicação Social e o município de Pombal.

"A segunda edição dos Prémios CIO Awards contou com 65 projetos nomeados representativos de vários setores de atividade. O investimento em TIC destas empresas foi de cerca de 50 milhões de euros, sendo que para mais de 50% os objetivos principais foram obter um impacto positivo junto dos clientes, melhorias operacionais e financeiras", afirma Gabriel Coimbra, Country Manager da IDC Portugal.

Os Prémios CIO Awards são o único projeto que distingue soluções empresariais na área das TI em Portugal. Uma iniciativa que dá a conhecer a aposta de empresas e organizações governamentais na dinamização e inovação da atividade, com o suporte das tecnologias de informação, criando resultados positivos, para o público interno ou externo.

Os projetos foram avaliados segundo a capacidade de melhorar e otimizar processos de negócio, inovar e criar novos produtos e serviços, desenvolver áreas de negócio, aumentar produtividade e efetividade dos colaboradores, atrair e reter clientes, expandir a utilização da informação e melhorar o processo de decisão.

A decisão coube a um painel de jurados composto por Carlos Marçalo (diretor da revista Semana Informática), Fernando Bação (professor ISEGI-UNL), Jaime Quesado (especialista em estratégia, inovação e competitividade), José Dias Coelho (professor UNL e presidente APDSI), José Tribolet (professor IST e presidente INESC), Luís Pinto (consultor independente, ex. CIO), Pedro Veiga (professor FC-UL e presidente FCCN) e a equipa de research da IDC Portugal.

Projetos vencedores

Plataforma da interoperabilidade da Administração Pública – Gonçalo Caseiro, Agência para a modernização administrativa
Plataforma tecnológica para a disponibilização de serviços eletrónicos transversais, permitindo uma melhor resposta dos sistemas de informação públicos às exigências atuais na prestação de serviços à sociedade civil. Baseada em open standards, com elevados parâmetros de segurança, confiabilidade e disponibilidade, visa aumentar a eficiência do Estado através do reaproveitamento da capacidade instalada na administração pública.

SEGURNET – Maria Manuel Santos Silva, Associação Portuguesa de Seguradores
A SEGURNET é uma plataforma setorial, que engloba uma rede privada de comunicações de dados entre as companhias seguradoras associadas da APS, e um sistema que possibilita a partilha de informação, seja através de processos de alimentação de um repositório central de dados, seja através da troca de informação entre congéneres.

Desmaterialização de documentos e processos para comunicação dentro da autoridade tributária e aduaneira (AT) para cidadãos e empresas – José António Azevedo Pereira, Autoridade Tributária e Aduaneira
Sistema de desmaterialização de todo o trabalho interno da administração tributária, através de uma solução de workflow – Gestão de Processos e Serviços (GPS) – que permite eliminar o papel como suporte de trabalho dos serviços, assim como a desmaterialização de todo o trabalho, das relações com os contribuintes e das interações mútuas, e da construção da administração fiscal eletrónica

Escritório virtual – Carlos Gonçalves, Avila Business Centers
Aplicação de Escritório Virtual disponível em equipamentos móveis. Solução para profissionais e empresas que não necessitam de um escritório permanente, mas não dispensam uma imagem corporativa forte com o apoio de uma equipa de secretariado profissional, que garante um atendimento telefónico multilingue, o tratamento de correspondência, fax e a transmissão de mensagens.

Sistema de Gestão e Planeamento de Intervenções – Manuel Salgado, Câmara Municipal de Lisboa
O Sistema de Gestão e Planeamento de Intervenções (SGPI) que centraliza os dados relativamente às intervenções previstas para a cidade pelas várias direções municipais e que permite aceder a um conjunto de dados, em tempo real, sobre as intervenções municipais, possibilitando o controlo da sua execução e, consequentemente, o planeamento da atividade dos serviços municipais com participação na realização das intervenções, bem como a gestão dos respetivos recursos financeiros e humanos.

SIG Mobile – Rui Ribeiro, Estradas de Portugal
Aplicação móvel de gestão e conservação corrente de estradas nacionais utilizada quer pelas entidades externas, quer internas para sincronização automática da informação recolhida no Sistema de Informação Geográfica Empresarial da EP.

Projecto Lean IT – Paulo Guedes, Espírito Santo Informática
O "Lean IT" é uma extensão do "Lean Manufacturing", sistema inicialmente desenvolvido pela Toyota cujo propósito visa a otimização de todo o sistema de produção, não havendo espaço para "lixo" – o "lixo" é considerado trabalho que não acrescenta valor a qualquer produto ou serviço.

Sistema de informação multidisciplinar – Sandra Paiva, Instituto da Droga e da Toxicodependência
Suporte à atividade operacional do instituto, nomeadamente no que diz respeito ao processo clínico dos utentes e prescrição eletrónica. O acesso via Web permite o fácil acesso ao sistema dentro da rede do IDT às 53 unidades especializadas dispersas pelo país, que juntamente com os 1500 profissionais (médicos, psicólogos, enfermeiros, técnicos serviço social, técnicos psicossociais, auxiliares, administrativos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas e nutricionistas).

WikiCMSeixal – Célia Pestana, Câmara Municipal do Seixal
Desenvolvimento de uma plataforma de gestão e promoção do conhecimento designada por WikiCMseixal – Portal do conhecimento, baseada em tecnologia web 2.0. O projeto, disponível para todos os trabalhadores da autarquia vai para além de um mero repositório de informação, pois incentiva a praticas colaborativas de partilha de conhecimento individual que se transforma em conhecimento organizacional. Permite saber em tempo real em que área é que cada trabalhador está a desenvolver a sua atividade e disponibilizar suporte de conhecimento e de informação atualizada para balcão único de atendimento multicanal. O projeto permite ainda suportar o conhecimento para todos os projetos transversais, em particular os que obrigam ao trabalho interdisciplinar.

Projecto Praxis – Sérgio Carvalho, Via Directa
Infraestrutura desenvolvida pela Via Directa que visa permitir a emissão e gestão de contratos de seguros. Esta plataforma agrega funcionalidades transversais que se encontravam distribuídas em infraestruturas paralelas e cujos interfaces não se encontravam otimizados.

Anúncios