Cidadania 2.0: Central do Cidadão RS


Central do Cidadão RS: Portal criado pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul para aumentar a transparência, informar e estimular a participação e o controle social

Central do Cidadão RS - logo

Passado um ano da implementação do acesso à Informação no Estado do Rio Grande do Sul em conjunto com a constituição do Serviço de Informações ao Cidadão e do Catálogo de Dados Abertos, o Executivo gaúcho decidiu criar novas soluções para aumentar a interação com o cidadão, dar mais visibilidade às informações sobre seus atos e formar os servidores públicos para atender esta nova realidade de transparência e participação.

A forma encontrada para radicalizar a transparência foi por meio da construção de um novo posicionamento: o cidadão no centro da gestão pública.

O novo portal do Governo do Estado, a chamada “Central do Cidadão”, cujo foco é centrado nas pessoas, substitui o antigo portal “Acesso à Informação RS” e reúne várias formas de interferência e fiscalização direta da sociedade, ampliando o escopo do trabalho com mais serviços, novas ferramentas de controle social e novas formas de interação e apresentação das informações.

banner_3-01_site

 

 

O Serviço de Informação ao Cidadão incrementa novas funcionalidades e passa a oferecer canais de Ouvidoria e Denúncias relacionadas a ações governamentais.

A política orientada a dados abertos permanece com o fomento à ampliação dos usos dos datasets e incentivo as ações da sociedade civil, como as maratonas hackers.

Dados Abertos do Rio Grande do Sul

 

Por conta da temática educação cidadã, é lançada a Cartilha Digital, com informações sobre como o cidadão pode utilizar dos canais oferecidos para melhor exercer a cidadania.

Cartilha de Acesso à Informação de Rio Grande do Sul

 

Além disso, as bases de dados relacionadas a Gastos Públicos, Diárias, Convênios e Servidores ganham uma forma inovadora de apresentação gráfica e em formato geolocalizado: o Mapa da Transparência.

Mapa da Transparência

 

Por fim, também foi desenvolvida a ferramenta de Diálogo Virtual, que possibilita o diálogo, a colaboração e cocriação entre sociedade e governo.

 

Anúncios