Cidadania 2.0: Coopérnico


Coopérnico: Cooperativa portuguesa de energias renováveis

Logo da Coopérnico

A Coopérnico é a primeira cooperativa Portuguesa de energias renováveis e foi fundada em novembro de 2013 por um grupo de 16 cidadãos vindos de diferentes áreas profissionais e com diferentes backgrounds, mas que partilham uma preocupação comum: o desenvolvimento sustentável.

A nossa missão passa por envolver os cidadãos e empresas na criação de um novo paradigma energético – renovável e descentralizado – em benefício da sociedade e do meio ambiente. Defendemos um modelo energético renovável, justo e responsável que contribua para um futuro social, ambiental e energeticamente sustentável.

Modelo de funcionamento da Coopérnico

Modelo de funcionamento da Coopérnico

Como funciona na prática?

  1. Criamos uma grande comunidade de cidadãos e empresas com vontade de contribuir para um novo modelo energético, social e empresarial;
  2. Aplicamos as nossas poupanças em investimentos em pequenos projetos de energias renováveis em que cada um pode ser dono da parte que que desejar;
  3. A eletricidade que produzimos é integrada na rede elétrica e é comercializada para abastecer famílias e negócios;
  4. Os nossos projetos geram benefícios económicos, com a venda da eletricidade produzida, e ambientais, com a produção de eletricidade limpa (sem emissões de dióxido de carbono e outros poluentes):
  5. Distribuímos os benefícios gerados entre a sociedade, os investidores e o meio ambiente

Já fizemos a instalação de quatro projetos e estamos de momento a lançar o quinto. Estes projetos foram integralmente financiados pelos nossos cooperantes e por alguns parceiros europeus, nomeadamente da http://www.rescoop.eu/. De assinalar também que vamos entrar em breve no mercado de comercialização de eletricidade.

Projetos apoiados pela Coopérnico

Somos atualmente 102 cooperantes, já investimos um total de 151 000€ e produzimos 60000.0 kWh. Com os projetos que temos em funcionamento e em fase de conclusão, poderemos vir a evitar a emissão de quase 200 toneladas de CO2 para a atmosfera.

Estamos estruturados, para além dos órgãos sociais, por Grupos de Trabalho (que variam por tema e enfoque) e por Núcleos Regionais (consoante a localização de cada cooperante).

Anúncios