Cidadania 2.0: Um país como nós


Um país como nós: Cada um de nós é único, mas também faz parte das estatísticas

Logo de 1 País Como Nós

Mais do que um projecto de estatísticas, Um país como nós pretende ser uma ferramenta interativa que estabelece uma relação entre cada um de nós e os “números” das estatísticas do seu concelho e do país.

Para construir esta ferramenta foi criada uma base de dados que cruza indicadores de várias fontes: a maioria provém do INE (em particular dos Censos 2011), mas são também utilizados dados do IEFP – Instituto do Emprego e da Formação Profissional, da DGAL – Direção Geral da Administração Local e de outras instituições. Muitos deles foram obtidos a partir do site da PORDATA, que os disponibiliza em formato aberto e reutilizável.

Os indicadores escolhidos para este retrato do país incidem sobre três temas:

  • População (total, por género, por idade, entre outros temas)
  • Emprego e Economia (sectores de actividade, taxa de desemprego, salário médio…)
  • Educação e Saúde (escolaridade, número de habitantes por médico).

Estes indicadores são, daqueles disponíveis ao nível territorial do concelho, os que permitem uma maior aproximação ao tipo de análise feita pelo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

Um País Como Nós (capturado a 27 Set 2013)

 

O projecto destina-se a um público generalista, procurando que cada pessoa consiga relacionar-se com as estatísticas das quais faz parte e que são publicadas pelas entidades oficiais portuguesas. Propõe-se uma espécie de jogo em que, à medida que escolhe as várias opções que estão de acordo com o seu perfil, o utilizador traça o seu retrato e fica a saber com que ‘fatia’ da tarte se identifica.

Na secção Estatísticas, consultar estatísticas do seu concelho e de outros, comparar concelhos à sua escolha e confrontá-los com as médias nacionais.

Tendo sido feito em ano de autárquicas, há também uma secção especial Autárquicas 2013, com listas completas de candidatos por concelho, resultados de eleições anteriores, imagens de campanha, notícias dos principais media nacionais online e um top atualizado dos candidatos mais referidos nas notícias. No dia das eleições serão divulgados os resultados à medida que forem divulgados pela CNE. Futuramente serão incluídos novos indicadores estatísticos e analisados outros temas relevantes ao nível do concelho.

TOME NOTA

Este projeto vai ser apresentado no evento Cidadania 2.0 (Porto, 26 e 27 setembro 2014). Veja o programa e inscreva-se!

 

Advertisements